JOGO de PAUS

Pedra de VILA VERDE


Jogo Regional


em Setembro 2007






muita gente, mas este jogo vai acabar por desapareçer completamente.






paus na pedra






um domingo dia de festa



cada jogador tem um amigo a por os paus, porque a magna (malicia) tambem ajuda ,paus mais grossos ou mais finos, maneira de os por, etc etc.



Jogo Dos Paus:
os paus e as bolas sao em forma de pipo, em madeira de carrasco,madeira muito dura, os paus têm dez centimetros de comprido por cinco de diametro,as bolas ,vinte cinco de comprido por quinze de diametro, é uso enterrar as bolas uns dias, em madeira ainda verde, para que o peso seja maior e que nao tenham perigo de rachar.




O terreno é rectangulare e delimitado pelas "raias"(riscos no chao) a uns quinze metros da pedra grande , onde estao postos nove paus. à o lado de cima e o de baixo.
De cada lado da pedra, no sentido do comprimento estao as "maos"(malhas) a frente de cada uma é feita uma cova, o jogador poe um pé na malha e ao atirar a cova permite uma melhor pontaria.






Cada pau que cai e nao passa a raia,vale um ponto, cada um que passa a raia vale dez, o jogo é gagno aos quarenta.Os jogadores atiram para os dois lados,para baixo nao a "sanca", mas sim para cima, a sanca é quando a bola bate de testa na pedra ou nos paus e nao passa a raia.perde o jogo.





Antigamente, era um jogo muito praticado, cada Aldeia tinha o seu "crac",por vezes varios, os quais se encontravam em todas as festas e jogavam a dinheiro, por vezes as pessoas da assistencia tambem apostavam sobre tal ou tal outro jogador.Jogo apaixonante que exige força, jeito e tambem muita habilidade para ser um dos famosos.
efectivamente,os melhores jogadores, têm fama em todo o concelho.


Quando dois bons jogadores estao "engarrados" o jogo junta muita gente, claro, mais homems, porque estar a assistir pode ser perigoso, os paus a voar para todos os lados quando a bola le bate,a bola mesmo representa um perigo, mas é um espectaculo formidavel para toda a assembleia.


jogo de paus na aldeia de Terroso para a festa da santa Rita em setembro 2007




Nenhum comentário: